sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Maysa - Quando Fala o Coração (Brevemente!)




Maysa - Quando Fala o Coração foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Maria Carolina e Mariana Torres; que retratou a vida da cantora Maysa. Além disso, teve direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim e direcção musical de Mário Meirelles. Teve sua estréia no dia 5 de Janeiro de 2009 terminando no dia 16 de Janeiro de 2009, totalizando nove episódios.


Da menina sapeca à mãe, mulher rebelde e em busca de seus sonhos. Da época do rádio até o predomínio da televisão. A minissérie cobre toda a vida da cantora Maysa Matarazzo, e, por meio dela, é possível obter um panorama da vida brasileira no período dos anos 50, 60 e 70.

No começo dos anos 50, quando a cantora ainda é uma criança, vêem-se famílias conservadoras da alta sociedade. À medida que Maysa cresce, é possível ver as mudanças pelas quais o Brasil passou nesse tempo. O comportamento devia ser “adequado”, pois havia uma cobrança muito grande para isso, tanto que Maysa foi enviada para um internato em Paris quando era criança para ter uma educação digna de jovens de seu nível social.

Chegam os anos 60 e, com eles, começam as mudanças. Maysa, porém, já estava adiantada há muito tempo. Não era a menina que seus pais imaginavam, mas a que ela mesma havia criado. Seguia seus sonhos e se afirmava como uma mulher independente. Tanto é que não recebia pensão depois de divorciar-se e nem quando era casada. Não se cansava e buscou várias novidades.

Já viúva, foi para a Europa seguir sua carreira e fugir da fama que lhe perseguia aqui no Brasil, deixando seu filho num internato em Madrid por muitos e muitos anos. Encontrou vários amores e por lá ficou. Voltou e os anos 70 apareceram meio de surpresa. O sucesso continuava e o país se modernizava, enquanto isso. Era tempo do milagre econômico e as vendas de discos de Maysa se mantinham sustentáveis. No Brasil, ela abraçou de vez a carreira televisiva. Arriscou-se até em telenovelas, já famosas pela qualidade e popularidade. Mas um fim trágico ocorreu, calando para sempre a voz de uma estrela!




Curiosidades
* Jayme Monjardim é o diretor da minissérie e é filho de Maysa. Seus filhos também participaram da minissérie. Jayme Matarazzo, seu filho mais velho, o interpretará adulto (Jayme Monjardim) e, André Matarazzo, seu filho mais novo que o interpretou como criança.

* Primeiro trabalho em televisão da atriz Larissa Maciel, que interpreta a protagonista Maysa. A atriz fez tanto sucesso como a cantora Maysa, que renovou seu contrato com a Globo por mais quatro anos.

* A Globo quer apresentar a minissérie Maysa - Quando Fala o Coração logo após a novela A Favorita, que estará na sua reta final, para não repetir o mesmo erro da microssérie Capitu que marcou apenas 17 pontos na estréia.

* A estreante e protagonista Larissa Maciel, no concurso que ganhou para viver a cantora, venceu cerca de mais de 200 candidatas para conseguir o papel.

* Trechos dos diários da cantora podem ser vistos na minissérie. Além disso, a narrativo não é linear e a voz da cantora foi usada. O diretor musical Mário Meirelles teve a ideia de colocar trechos de músicas, sendo dubladas por Larissa Maciel, ao invés da actriz cantar, como estava previsto.

* Mesmo sendo transmitida em um horário diferente, após o Globo Repórter, a minissérie continuou marcando altos índices: 24 pontos e o Globo Repórter, que exibia um especial com os ganhadores de todas as edições do Big Brother Brasil, registrou 35 pontos.

* O último capítulo de Maysa foi exibido das 00h10min à 01h10min. Maysa foi procedida pelo último capítulo de A Favorita, que terminou às 23h, pelo Big Brother Brasil 9, que terminou às 23h30 e ainda pelo Globo Repórter, que terminou às 00h05min. Mesmo assim, marcou uma média excelente de 23 pontos.

Nenhum comentário: